História

Em 27 de Agosto de 1951, a Sotécnica é fundada pelo Sr. Eng. Octávio Sengo dos Santos e o Sr. Eng. Bernardo de Sousa e Holstein Beck.

A actividade iniciou-se num pequeno espaço situado na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa. Desde logo ganhou um merecido destaque pela sua inovação e capacidade técnica, pelo que foi ainda no decorrer dessa década que a Sotécnica conseguiu a sua primeira grande obra de instalações industriais: a refinaria da Sacor, em Cabo Ruivo, Lisboa.

O crescimento empresarial exigia a admissão de novos colaboradores, de forma a responder eficazmente às exigências de um cada vez maior número de clientes. Nesse sentido, o trabalho de recrutamento sempre se pautou pela escolha de pessoas que, para além de inquestionáveis capacidades técnicas, melhor assimilassem o ambiente familiar que se vivia na empresa, e que, elas mesmas, pudessem contribuir com novas ideias e experiências para um desenvolvimento que se queria sustentado.

Este conceito visionário do que é hoje entendido como Gestão de Recursos Humanos, conduziu a uma cultura empresarial dinâmica e inovadora que se mostrou capaz de promover o melhor rendimento das pessoas, um factor crítico de sucesso para enfrentar o impulso da industrialização nacional.

Entretanto, a empresa não pára de crescer e na década de 70  adquire novos terrenos, em São Julião do Tojal, Loures, onde actualmente se encontram as instalações fabris e administrativas. Nos dias de hoje, destaque também para a existência de delegações, no Porto, Faro, Coimbra, e ainda nas ilhas: Ponta Delgada e Funchal. As nossas actividades chave são as instalações técnicas, o fabrico de quadros eléctricos e mesas de comando e também a manutenção multitécnica especializada.

Em 2005, a Sotécnica integra o mais conceituado grupo mundial de construção e serviços relacionados, o Grupo VINCI, que detém atualmente um papel de relevo nos mercados em que actua, e foi por isso, o parceiro ideal para a expansão da Sotécnica.

Ao integrar a Vinci Energies, a Sotécnica passou a fazer parte de uma rede com mais de 700 unidades de negócio espalhadas em todo o mundo, sendo por isso enorme a responsabilidade que tal distinção acarretou.

Esta estrutura organizacional permite apresentar soluções de alto rendimento, tanto numa perspectiva local como global, altamente flexíveis e adaptadas às constantes mutações dos mercados.