70 anos a criar a Energia do futuro EP. 02 – “Fundação Calouste Gulbenkian”

Criada por desejo testamentário do Sr. Gulbenkian, a Fundação Calouste Gulbenkian avançou com um concurso para o desenvolvimento de um projeto imobiliário no centro de Lisboa, na década de 1960.

Brand Stories

19 outubro 2021

70 anos a criar a Energia do futuro | Ep. 02 – “Fundação Calouste Gulbenkian”

Calouste Sarkis Gulbenkian foi um engenheiro, empresário, filantropo e um colecionador de arte. Nascido na Arménia e mais tarde naturalizado britânico, Gulbenkian encontrou em Lisboa a sua última morada, contribuindo largamente para o fomento da cultura em Portugal.

Para satisfazer os desejos testamentários do Sr. Gulbenkian, cujos bens legou ao país sob a forma de uma instituição, a Fundação Calouste Gulbenkian avançou com um concurso para o desenvolvimento de um projeto imobiliário no centro de Lisboa. O projeto compreendeu a construção da Sede, do Museu e da Biblioteca de Arte da Fundação.

A inovação tecnológica envolvida na construção da Fundação tornou-a num projeto de referência nacional e internacional, para o qual a Sotécnica contribuiu com a empreitada de instalações técnicas, da eletricidade aos sistemas de segurança, de videovigilância e de áudio e tradução para os visitantes.

Com o propósito fundamental de melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação, a Fundação tornou-se um marco em Lisboa, projetando o país para o resto do mundo.