70 anos a criar a Energia do futuro Ep.06: "ANA Aeroportos"

Para adaptar as condições das infraestruturas ao Aeroporto de Lisboa ao crescente volume de utilizadores, a ANA Aeroportos, no início dos anos 2000, avançou com um Plano de Desenvolvimento para o maior aeroporto português.

Brand Stories

16 novembro 2021

70 anos a criar a Energia do futuro – Ep.06: ANA Aeroportos

Na entrada para o século XXI, a ANA Aeroportos, autoridade responsável pela gestão, e exploração dos aeroportos portugueses, em regime de concessão, avançou com um Plano de Desenvolvimento do Aeroporto de Lisboa, com o objetivo de remodelar e ampliar as suas infraestruturas ao crescente volume de utilizadores em trânsito.
Entre as várias transformações previstas, o Plano de Desenvolvimento incluiu a construção do novo Terminal 2, a instalação de novas plataformas para aeronaves, do pier norte e do complexo de carga, bem como a expansão e a remodelação das áreas comerciais, do terminal de bagagens e das taxiways, num projeto que se dividiu em diferentes fases entre os anos 2006 e 2012.

Parceira de longa data da ANA Aeroportos, a Sotécnica regressou ao Aeroporto de Lisboa em 2006 para participar neste projeto com o seu know-how em instalações técnicas, quer para os trabalhos no landside, quer para os trabalhos no airside. No projeto, a Sotécnica forneceu, montou e colocou em serviço as pontes de embarque, que estabelecem a ligação entre os piers e as aeronaves, e executou instalações elétricas, de comunicação, de segurança e de AVAC, bem como as infraestruturas de contrução civil.
O Aeroporto Internacional Humberto Delgado, também conhecido por Aeroporto de Lisboa, é o maior aeroporto português e o que regista um maior volume de tráfego diário. Inaugurado no ano de 1940, o aeroporto dispõe, ao dia de hoje, de uma pista, dois terminais civis (T1 e T2) e um terminal militar. O sucesso na execução deste projeto permitiu ao Aeroporto de Lisboa aumentar a sua capacidade aeroportuária e, ao mesmo tempo, melhorar o nível de qualidade, conforto e segurança de todos os cidadãos que todos os dias viajam para dentro e para fora de Portugal.