Brand Stories: Carlos Rosário, Business Unit Manager (Electrical Switchboard Solutions)

O Carlos Rosário está na Sotécnica desde julho de 2009 e, desempenha as funções de Business Unit Manager na Electrical Switchboard Solutons (ESS).

Brand Stories

13 abril 2023

Brand Stories: Carlos Rosário, Business Unit Manager (Electrical Switchboard Solutions)

Fale-nos um pouco de si.

Chamo-me Carlos Rosário, tenho 52 anos e entrei para a Sotécnica em julho de 2009. Desempenho as função de Business Unit Manager na Electrical Switchboard Solutions (ESS).

Como é que iniciou a sua atividade na Sotécnica?

Iniciei a minha atividade como responsável pela área fabril da Sotécnica, onde continuo até aos dias de hoje. O nosso principal eixo de atividade é a montagem e eletrificação de quadros elétricos, principalmente de distribuição, comando e automação, ar condicionado e quadros de gavetas, mas também com outros dois setores importantes que são a serralharia e a pintura.

O que mudou na empresa desde o seu período de admissão até hoje?

A empresa sofreu várias transformações, quer em termos de recursos humanos quer nas políticas de negócio ao longo destes últimos anos.

A substituição quase integral da direção da empresa sobretudo por entrada na reforma mas também de diversos colaboradores com uma antiguidade bastante elevada na Sotécnica, implicaram uma adaptação de toda a empresa a novos modelos de governance, mas também a dinâmica da VINCI e aos seus programas e metas com particular assertividade no que diz respeito à Segurança, transformação digital e ao ambiente.

O crescimento da VINCI em Portugal, em áreas diferentes daquelas em que a Sotécnica atuava e do crescimento da própria, também proporcionaram novos conhecimentos e desafios, dando-nos uma maior amplitude que nos permite hoje sermos mais completos e abrangentes, oferecendo mais capacidade e diversidade de soluções aos nossos clientes.

Fruto da transformação da nossa sociedade, a falta da mão de obra fez com que a empresa, conhecida por sempre ter sido uma empresa formadora, repensasse novos modelos para que no contexto atual possa continuar a formar os seus colaboradores garantindo o futuro da organização preservando os seus valores.

O crescimento da VINCI em Portugal, em áreas diferentes daquelas em que a Sotécnica atuava e do crescimento da própria, […] dando-nos uma maior amplitude que nos permite hoje sermos mais completos e abrangentes, oferecendo mais capacidade e diversidade de soluções aos nossos clientes.
Carlos Rosário – Business Unit Manager (ESS)

Qual considera ser o maior contributo da Sotécnica para a sustentabilidade do planeta?

O maior contributo da Sotécnica nesta área é a aplicabilidade das suas politicas de gestão, que transversalmente a todas as suas áreas integram medidas para a proteção do meio ambiente, não atuando apenas ao nível de um processo, de um negócio ou de uma parte do seu grupo de interesse.

O sucesso para a sustentabilidade de tudo, está nas pessoas, e esse tem sido um trabalho que a empresa de há alguns anos a esta parte, persistentemente, tem feito para nos sensibilizar e modificarmos os nossos comportamentos, incutindo-nos que mais que uma preocupação, a sustentabilidade do planeta, é uma responsabilidade de todos.

Incentivando o investimento em equipamentos para a redução do consumo do papel, do consumo de energia tradicional, dos veículos a combustão, entre muitas outras ações e partindo de dentro para fora, envolvendo os seus stakeholders a empresa procura que todos tenham um forte compromisso com esta missão.

Junta-te a nós!

Queres fazer parte da nossa equipa?