Brand Stories: Diana Coimbra, QES Technician (Quality, Health, Safety & Environment)

A Diana Coimbra juntou-se à nossa equipa em 2016 e, atualmente, é técnica de segurança e saúde no trabalho, no departamento de Qualidade, Ambiente, Segurança e Bem-estar da Sotécnica.

Brand Stories

28 outubro 2021

Brand Stories: Diana Coimbra, QES Technician (Quality, Health, Safety & Environment)

Fala-nos um pouco de ti

Sou a Diana Coimbra e tenho 30 anos. Sou técnica de segurança e saúde no trabalho e estou na Sotécnica há cerca de 5 anos, neste momento a trabalhar nos Serviços de Gestão Integrada.

Sempre trabalhaste na área da Qualidade, Ambiente e Segurança? Qual foi a tua trajetória na Sotécnica até hoje?

Não. Quando entrei na Sotécnica ainda não tinha terminado o curso de técnica de segurança e saúde no trabalho – faltava-me apenas o estágio prático que realizei já na Sotécnica. Comecei como técnica operacional na área de manutenção (que agora se divide em MSS, MSN, MMP e VFP), antes de passar para a área de Qualidade, Ambiente e Segurança. Desde aí também passei pela Omexom Portugal e, há cerca de um ano e meio, regressei à Sotécnica para integrar os Serviços de Gestão Integrada, o departamento responsável pela Qualidade, Ambiente, Segurança e Bem-estar.

Sendo a Segurança um dos principais pilares da nossa atividade, sentes que as pessoas estão sensíveis para as melhores práticas a adotar para cumprirmos a meta dos “zero acidentes”? Quais são os principais desafios a este nível para alguém que, como tu, trabalha na área da Segurança no Trabalho?

Nestes anos, desde que me juntei à Sotécnica, tem havido uma aposta crescente nesta área, com um compromisso claro de toda a organização para criar uma melhor cultura de segurança. Este compromisso é visível, por exemplo, ao nível da equipa de técnicos de segurança, que praticamente duplicou desde que cá cheguei!

A pressão criada pela procura do lucro e pelo crescimento do negócio é uma das grandes barreiras à segurança. É importante arranjar um equilíbrio que assegure a segurança e bem-estar dos trabalhadores e dos demais intervenientes desde o primeiro momento de cada projeto.

É importante arranjar um equilíbrio que assegure a segurança e bem-estar dos trabalhadores e dos demais intervenientes desde o primeiro momento de cada projeto.
Diana Coimbra QES Technician, Sotécnica

O que significa, para ti, fazer parte de uma marca como a Sotécnica? O que perspetivas para o futuro?

Para além da segurança de trabalhar numa empresa com 70 anos de existência e bem cimentada no mercado, representa um desafio para uma aprendizagem e crescimento constantes e para uma melhoria continua que espero refletir na minha vida pessoal, bem como no desenvolvimento da minha carreira profissional.