Brand Stories: Pedro Silva, Technical Assistant (Engineering & Transport Solutions)

O Pedro Silva juntou-se à nossa equipa há 33 anos e hoje desempenha funções de Technical Assistant nas operações da Sotécnica em aeroportos.

Brand Stories

21 outubro 2021

Brand Stories: Pedro Silva, Technical Assistant (Engineering & Transport Solutions)

Podes apresentar-te em poucas palavras?

Olá, eu sou o João Pedro Silva, tenho 48 anos de idade, 33 dos quais ao serviço da Sotécnica. Desempenho as funções de Assistente Técnico na  da Sotécnica, baseado no Aeroporto de Lisboa.

No teu dia a dia, qual o maior desafio no exercício das tuas funções?

O maior desafio é o planeamento, porque exige uma gestão eficiente dos materiais, das ferramentas, dos equipamentos de segurança e das equipas.

A seleção de equipas de trabalho mais experientes para cada uma das tarefas, com vista a assegurar a qualidade dos trabalhos e o cumprimento dos objetivos definidos, sem nunca esquecer ou desvalorizar a segurança e a prevenção de quaisquer acidentes de trabalho.

Qual foi o projeto mais desafiante em que estiveste envolvido?

Ao longo destes 33 anos, estive envolvido em vários projetos muito desafiantes, entre eles a obra de comando e controlo de iluminação de plataformas/pistas no Aeroporto de Faro e também no Aeroporto de Santa Maria, nos Açores e a execução de redes de cablagem estruturada e fibra ótica no novo Edifício da RTP, em Lisboa.

No entanto, o projeto que mais me marcou foi a reformulação das áreas comerciais e serviços (fase II) no Aeroporto Internacional de Lisboa, pela sua exigência e complexidade na execução da obra. desde a execução da obra em plena operação e exercício da atividade aeroportuária e das áreas comerciais, à coordenação de equipas de várias especialidades em turnos ao longo de 24 horas, às restrições de horários de trabalho para a realização de determinadas tarefas, à exigente gestão documental na elaboração de permissões de trabalho em áreas restritas do Aeroporto e prazos muito apertados.

Foi sem dúvida um grande desafio e muito gratificante, pois o êxito desta obra esteve assente num cuidadoso planeamento, envolvimento e cooperação de todos e de todas as equipas.  Houve riscos de acidentes, naturalmente, como existem em todo o lado em toda a atividade, mas não houve quaisquer acidentes de trabalho.

Para prevenir os acidentes de trabalho há dois fatores que tenho sempre em presentes: um planeamento adequado e a sensibilização contínua das equipas.
Pedro Silva Techinal Assistant, Sotécnica

Sendo a Segurança um dos principais pilares da atividade da empresa, quais os fatores que consideras mais importantes a este nível, no exercício das tuas funções?

Para prevenir os acidentes de trabalho há dois fatores que tenho sempre presentes: um planeamento adequado, tal como referi anteriormente e a sensibilização contínua das equipas, para a utilização dos equipamentos de proteção, para o respeito pelas normas e para o cumprimento das instruções de segurança.

Mesmo adotando estas atitudes, estou certo que o risco de acidente não está totalmente eliminado, mas seguramente diminui!