Sotécnica efetua a instalação eléctrica de UPAC

A unidade de produção para autoconsumo (UPAC) permite produzir localmente a sua própria energia e contribuir diretamente para o abatimento da fatura de eletricidade.

Projetos

08 agosto 2018

Sotécnica efetua a instalação eléctrica de UPAC

As Energias Renováveis são uma fonte de energia inesgotável, mas que que varia de acordo com as condições atmosféricas e com a fonte de energia utilizada: solar, eólica, hídrica e geotérmica.

Sendo Portugal um país com condições ideais para a implementação deste tipo de energias, várias foram as políticas energéticas que incentivaram a implementação de energias renováveis nas habitações, aumentando a sua disseminação de uma forma significativa, tanto no setor empresarial como no setor residencial, através da instalação de UPAC.

A unidade de produção para autoconsumo (UPAC) permite produzir localmente a sua própria energia e contribuir diretamente para o abatimento da fatura de eletricidade.

As unidades de autoconsumo produzem eletricidade preferencialmente para satisfazer as necessidades de consumo. A energia produzida é consumida instantaneamente, reduzindo assim a compra de energia da rede. O aproveitamento da energia produzida pelo sistema fotovoltaico na instalação elétrica ocorre apenas quando existe consumo. A energia excedente é injetada na rede elétrica de serviço público.

A Área de Manutenção (AMT) da Sotécnica realizou a instalação elétrica de uma central fotovoltaica com mais de 3.700 módulos numa unidade industrial no concelho de Ovar. Esta UPAC tem uma potência de 1.0 MWp, com uma produção estimada de mais de 1.35 GWh/ano.

Encontra-se também a efetuar a instalação eléctrica de uma central fotovoltaica com mais de 1500 módulos numa unidade industrial no concelho de Matosinhos. Esta UPAC tem uma potência de 400 kWp, com uma produção estimada de mais de 600 MWh/ano.

Nestas UPAC’s a Sotécnica é responsável pela montagem de toda a instalação eléctrica.

Encontra-se, também, a realizar a instalação elétrica e montagem dos painéis de uma central fotovoltaica com mais de 4000 módulos numa unidade industrial no concelho de Vila Velha de Rodão, Portugal. Esta UPAC tem uma potência de 1,1 MWp, com uma produção estimada de mais de 1,5 GWh/ano.