Substituição do sistema de proteção contra-descargas atmosféricas

A Sotécnica está a proceder à substituição do sistema de proteção contra-descargas atmosféricas numa das mais importantes Unidades Hospitalares do País.

Projetos

24 agosto 2018

Substituição do sistema de proteção contra-descargas atmosféricas

A Área de Manutenção Técnica da Sotécnica está a proceder à substituição do sistema de proteção contra-descargas atmosféricas numa das mais importantes Unidades Hospitalares do País.

Dada a especificidade dos trabalhos em causa, parte deles estão a ser executados por equipas especializadas em trabalhos em altura.

O dimensionamento do sistema de proteção assenta no cumprimento das normas NP4426 – “Proteção de estruturas e de zonas abertas mediante para-raios com dispositivo ionizante não radioativos” e respetiva adenda publicada em 2013.A dimensão e importância do complexo obrigam a implementação de um sistema de proteção contra os efeitos das descargas atmosféricas, uma vez que estes efeitos colocam em risco não só as pessoas, mas também as instalações, com especial incidência nas instalações elétricas e eletrónicas. O estudo e solução a ser implementada, considera como Nível 1 de Proteção e eficácia contra descargas atmosféricas diretas.

Procedeu-se também à recolha dos para-raios radioativos existentes na instalação, tendo sido recolhidos conforme legislação vigente (Despacho nº7714/2002 (2ª Série) de 13 de Abril), sendo feito o seu transporte em recipiente de chumbo e entrega a organismo competente para posterior emissão de Certificado por parte do ITN – Instituto de Tecnologia Nuclear.