Brand Stories: Joel Ferreira, Project Manager (Engineering & Transport Solutions)

O  Joel Ferreira possui o curso de eletrotécnica e, desde 2015 que desempenha as funções de Project Manager na unidade de negócio Engineering & Transport Solutions (ETS) da Sotécnica.

Brand Stories

11 setembro 2023

Brand Stories: Joel Ferreira, Project Manager (Engineering & Transport Solutions)

Fale-nos um pouso de si.

O meu nome é Joel Ferreira, tenho 46 anos, curso de eletrotécnica e, desde o meu ingresso na Sotécnica, tenho desempenhado as funções de Project Manager.

Iniciei o meu percurso na Sotécnica em meados de 2015, na altura agregando a equipa da Sotmoz em Maputo, Moçambique, aquando participou na construção do Novo Banco de Moçambique.

Posteriormente, entre final de 2018 e início de 2020, colaborei na construção do “Camp Expansion” da Total, em Palma, Moçambique.

No início de 2020 regressei a Portugal onde, até ao momento, tenho desempenhado o papel de Project Manager na área de negócio Engineering & Transport Solutions (ETS).

 

Que experiências marcantes é que a Sotécnica lhe proporcionou?

A experiência que mais me marcou foi, sem dúvida, a passagem por Moçambique. Foi muitíssimo gratificante a oportunidade que a Sotécnica me proporcionou de conviver com uma realidade cultural completamente diferente da Portuguesa.

Houve momentos bons, e outros menos bons … como em tudo na vida … mas cada um deles marcou-me profundamente.

Sendo a Segurança um dos principais pilares da atividade da empresa, quais os fatores que considera mais importantes a este nível, no exercício das suas funções?

No que toca à Segurança, e antes de mais, cada um de nós deverá ter consciência dos 6 pilares sobre o tema:

  • liderança exemplar
  • lições partilhadas
  • compromisso
  • transparência
  • perceção dos riscos
  • compreensão dos procedimentos

Considero que, cada um de nós no exercício das suas funções deve primar pela conjugação destes 6 pilares e, através desse compromisso, colaborar ativamente na criação de uma cultura de segurança que, entendo eu, deverá ser transversal a todo e qualquer ramo de atividade da Sotécnica.

Foi muitíssimo gratificante a oportunidade que a Sotécnica me proporcionou de conviver com uma realidade cultural completamente diferente da Portuguesa.
Joel Ferreira – Project Manager (ETS)

Que conselhos tem para dar a pessoas que queiram seguir uma carreira como Project Manager?

Daria os conselhos normais, aqueles que se podem dar a qualquer pessoa que esteja em início de carreira, independentemente da área de atividade a que se propõe:

  • certifica-te que vais fazer o que realmente gostas!
  • não tenhas medo de correr riscos e experimentar coisas novas!
  • durante o teu percurso não pares de tentar, não pares de aprender, e não pares de dar o teu melhor!

Junta-te a nós!

Queres fazer parte da nossa equipa?