Brand Stories: Ana Mendes, Project Manager (Maintenance Services South)

A Ana Mendes juntou-se à equipa da Sotécnica em 2011 e desde 2019, como Project Manager, gere vários clientes em projetos de Facility Management.

Brand Stories

14 outubro 2021

Brand Stories: Ana Mendes, Project Manager (Maintenance Services South)

Podes apresentar-te em poucas palavras?

Eu sou a Ana Sofia Mendes, tenho 42 anos, sou Project Manager na Maintenance Services South (MSS), unidade de negócio da Sotécnica, e dou apoio na área da Segurança e Ambiente.

Sou casada, tenho duas filhas fantásticas, a mais velha tem 11 anos e a mais nova tem 5 anos. Faço a anos a dia 26 de Abril, sou Touro de signo, bem disposta e cheia de energia!

Tirei o meu curso no Instituto Militar dos Pupilos do Exército – bacharelato em Engenharia de Máquinas – e, posteriormente, desenvolvi outras áreas de interesse. Deixo o meu perfil no LinkedIn a quem tiver interesse em conhecer um pouco mais o meu percurso académico e profissional.

Estás a fazer 10 anos de casa. Como é ser uma mulher a trabalhar na área de facilty management? Quais são os desafios que encontras?

O fato de ser mulher não me impediu de fazer o que os meus colegas já faziam, pelo contrário. Na minha ótica, consegue-se trazer mais sensibilidade e empatia junto do cliente e dos colegas.

Vivemos, felizmente, numa sociedade na qual gradualmente se reconhece a integração de ambos os géneros no mercado de trabalho. Sou grata por trabalhar nesta área e numa empresa que tem a visão de reconhecer que todos os seus funcionários são um grande contributo e uma mais-valia.

Quando iniciei o meu percurso na Sotécnica, em junho de 2011, comecei como Técnica Operacional e dava apoio numa gestão de contrato.

Entretanto, passados 2 anos, fui convidada a integrar um contrato de Facility Management, como Site Manager, que representou para mim um grande desafio nesta área. Foi a primeira vez que a minha unidade de negócio ficou responsável pela operação de manutenção do edifício sede da Vodafone em HardFM.

Durante 6 anos estive ao lado do cliente e foi uma experiência bastante enriquecedora para a minha aprendizagem contínua, quer do ponto de vista profissional, quer do ponto de vista pessoal e social.

Foi muito mais do que entregar um produto ou um serviço. Foi experienciar o dia a dia ao lado da equipa e do cliente na forma como antecipamos necessidades, como as analisamos e como reavaliamos soluções.

“Get closer than ever to your customers. So close that you tell them what they need well, before they realize it themselves.” – Steve Jobs

Entretanto, voltei ao escritório em 2019, já como Project Manager e deixei de ter um grande cliente para passar a ter vários clientes. Um novo desafio, voltar a estabelecer a relação de confiança, ultrapassar expetativas e antecipar necessidades com novos clientes e com a minha nova Equipa. Nunca esquecer: “Success is a Team Sport” (Simon Sinek).

Que conselhos tens para dar a pessoas que queiram seguir uma carreira de Gestor de Projeto?

É com grande orgulho que trabalho numa empresa que acolhe o papel da mulher numa área predominantemente masculina.
Em 2011, tinha a minha primeira filha quase 1 ano, fui acabar a Licenciatura em horário pós-laboral e tinha acabado de entrar na Sotécnica. Consegui conciliar o novo desafio profissional, com a recente experiência de ser mãe e voltar a estudar.

“Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade.” – Albert Einstein

Ser gestora de projeto aqui na Sotécnica ou desempenhar outra qualquer função, independente do género feminino ou masculino, não é impeditivo para uma carreira de sucesso. Desde que haja paixão pelo que fazemos, nada nos impede de sonhar cada vez mais alto!

Inspiro a todos que queiram fazer carreira na Sotécnica a acreditarem no vosso trabalho, com foco e dedicação.

Sigam o vosso instinto, sejam coerentes e consistentes. Disciplina e trabalho.

Não tenham medo de errar. Querer é poder!

Uma empresa que se preocupa com o ambiente é também aquela que se preocupa com o bem-estar do seu cliente, dos seus colaboradores e da sociedade.
Ana Mendes Project Manager, Sotécnica

Dado o nosso compromisso com a transição energética, quais são, na tua opinião, os grandes desafios da Sotécnica no futuro?

Uma empresa que se preocupa com o ambiente é também aquela que se preocupa com o bem-estar dos seus clientes, dos seus colaboradores e da sociedade.

Estamos a caminhar para uma era da sustentabilidade ambiental, na qual todos deveremos assumir um papel mais coletivo para a proteção das gerações vindouras. A população mais jovem está mais sensibilizada para esta temática.

Algures num webinar a que assisti, dizia o orador que “o futuro é um cone de possibilidades”, ou seja, existem vários cenários e que temos que explorar caminhos alternativos.

O grande desafio será alinhar a nossa estratégia na procura e na oferta de soluções inovadoras mais verdes, aliada sempre a um desenvolvimento inclusivo e sustentável.