Sotécnica e Longo Plano participam na iniciativa STEM Labs promovida pelo Programa Engenheiras Por Um Dia 

No dia 4 de maio, a Sotécnica e a Longo Plano marcaram presença no Centro Cultural de Viana do Castelo durante o programa Engenheiras Por Um Dia.

Notícias Sotécnica

25 maio 2023

Sotécnica e Longo Plano participam na iniciativa STEM Labs promovida pelo Programa Engenheiras Por Um Dia 

No dia 4 de maio, a Sotécnica e a Longo Plano marcaram presença no Centro Cultural de Viana do Castelo durante o programa Engenheiras Por Um Dia. Esta iniciativa, coordenada pelo Governo através da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e do INCoDe.2030, teve como objetivo incentivar jovens mulheres estudantes a considerarem carreiras nas áreas tecnológicas e de engenharia, desconstruindo a ideia de que esses domínios são exclusivamente masculinos.

Comprometidas com a diversidade e inclusão na indústria, a Sotécnica e a Longo Plano orgulham-se de participar neste evento, que procurou desconstruir a ideia de que as engenharias e as tecnologias são domínios exclusivamente masculinos. Durante o evento, contámos com a presença de Ana Mendes – Business Unit Manager, Joana Lopes Figueira – Project Manager Assistant e Mónica Silva – Project Manager (Sotécnica); Patrícia Magalhães – Procurement and Supply Chain Manager (Longo Plano); e Patrícia Martins – Talent Acquisition & HR Partner (RH, Perímetro Energia); representando as marcas do Perímetro Energia, do grupo VINCI Energies Portugal. Ambas tiveram a oportunidade de partilhar as suas experiências e conhecimentos sobre a indústria, além de mostrar como a Sotécnica e a Longo Plano estão a contribuir para a transição energética.

De acordo com dados do Eurostat, mais de oito em cada dez empregos nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na União Europeia são ocupados por homens. Em Portugal, a proporção de mulheres diplomadas em áreas tecnológicas e de engenharia tem vindo a diminuir, passando de 26,2% em 1999 para 20,6% em 2017. Esses números destacam a importância de programas como o Engenheiras Por Um Dia, que buscam reverter essa tendência e incentivar o interesse das jovens mulheres nessas carreiras desde cedo. 

A participação no programa Engenheiras Por Um Dia reforça o compromisso do grupo com a promoção da igualdade de género e a valorização da diversidade nesta indústria. As marcas do Perímetro Energia, continuam empenhadas em abrir portas e criar oportunidades para mais jovens mulheres nas áreas das engenharias e tecnologias.