Eficiência energética: um novo “alicerce” para os edifícios

A Sotécnica instalou uma central solar na cobertura do seu novo edifício sede, em São Julião do Tojal (Loures).

13 Feb 2020

Eficiência energética: um novo “alicerce” para os edifícios

A nova sede da Sotécnica, inaugurada em junho de 2019, foi concebida pautando-se pelos mais altos níveis de conforto, sustentabilidade e ergonomia, assegurando uma gestão de consumo energético sustentável e amiga do ambiente.

Reforçando o compromisso com o aumento progressivo da produtividade e da eficiência energética, a Sotécnica instalou uma central solar na cobertura do seu novo edifício sede, em São Julião do Tojal (Loures). Esta instalação fotovoltaica comporta aproximadamente 50kW em módulos de fabrico nacional, capazes de gerar uma produção anual de energia na casa dos 65MWh(!).

A central permitirá uma redução significativa do consumo de energia da rede elétrica de serviço público (RESP) pela Sotécnica no período solar, bem como dos custos associados ao consumo de energético, focando, por outro lado, na produção de energia elétrica para autoconsumo, sem prejuízo do excedente de energia produzida ser injetado na RESP.

Graças à geração de energia elétrica para autoconsumo, esta solução garante uma maior eficiência ao nível do consumo energético, reduzindo custos com eletricidade nas operações do dia-a-dia da organização, num investimento cujo retorno se perspetiva num prazo máximo de 5 anos.

 

Central solar: vale a aposta?

Para além de todos os benefícios que o sol representa para os ecossistemas, o sol é uma fonte inesgotável de energia renovável – e Portugal é um dos países da europa que mais beneficia da radiação solar! Apesar das condições (bastante) favoráveis para o aproveitamento da energia solar, Portugal continua a não explorar ao máximo as potencialidades deste recurso…

A aposta numa central solar permite a produção de energia elétrica que poderá ser reutilizada para autoconsumo e, na melhor das hipóteses, para partilha na rede elétrica de serviço público.

A par do incremento ao nível do desempenho energético das instalações por via da gestão otimizada da energia elétrica, a aposta numa central fotovoltaica permite à organização dar o seu forte contributo a favor da sustentabilidade ambiental ao reduzir as emissões de CO2 a partir da energia elétrica.

 

Soluções em Energia Solar

Como agente para a transição energética, a Sotécnica também oferece soluções em energias renováveis na área do solar fotovoltaico, estando presente no segmento C&I (Commercial & Industrial), com a conceção e instalação de unidades de produção em regime de autoconsumo (UPAC’s) e, no segmento Utility Scale a partir de clientes que desenvolvem projetos para venda de energia elétrica à rede.

Consulte-nos para mais informações acerca das nossas soluções.

 

Ver todas as notícias