EDP – Infraestrutura Para Carregamento de Veículos Elétricos

A Sotécnica executou a instalação da Infraestrutura para a colocação de um Quadro Parcial para alimentação de Sistemas de Carregamento de Veículos Elétricos

Projetos

11 fevereiro 2019

EDP – Infraestrutura Para Carregamento de Veículos Elétricos

A aposta do Grupo EDP na Mobilidade Elétrica tem vindo a ser implementada nas suas instalações com infraestruturas que permitam o acompanhamento do aumento da frota ao seu dispor.

O Edifício Sede na Avenida 24 de Julho, em Lisboa, não é exceção, e apesar das instalações pontuais de postos de carregamento com potência já disponível na instalação, foi necessário efetuar, para dar resposta a situações prementes com consumos mais elevados, a criação de uma alimentação dedicada ao piso -6 (garagem) para o efeito.

A Sotécnica executou a instalação da Infraestrutura de Potência que permitiu colocar no piso -6, um Quadro Parcial de piso para alimentação de Sistemas de Carregamento de Veículos Elétricos (QP-6CVE), a partir do QGBT, com a respetiva alteração no equipamento de proteção existente para o efeito, bem como o lançamento dos cabos de alimentação de potência em função das necessidades.

Uma das saídas disponibilizadas por este quadro teve a finalidade de alimentar uma estação de carregamento de satélite, já em fase experimental, que comunica através do modem da estação de carregamento Hub – Carregamento Inteligente (Smart Charging). Contemplou o fornecimento um quadro elétrico de carregador de veículos elétricos 4x22kW (QECVE) implementado numa estrutura inox, estudada para o efeito, que permite a fixação do quadro elétrico, de postos de carregamento e albergar as ligações com origem no QP-6CVE.

Este tipo de carregamento define todas as funcionalidades inteligentes num posto de carregamento que ajuda a otimizar o processo, tornando-se um recurso indispensável para operadores de múltiplos pontos de carregamento.

O Smart Charging cria e distribui a energia disponível de maneira eficiente e flexível. Graças a isso, poderão ser evitados custos desnecessários, como taxas de sobrecapacidade, e aproveitar ao máximo as suas estações de carregamento em caso de capacidade limitada de energia. Em qualquer sítio, em qualquer hora. Permite distribuir a capacidade disponível por localização proporcionalmente aos postos de carregamento em uso com o serviço de Balanceamento de carga.