Saúde

Portugal

Hospital de São João

Instalação de parque de baterias de condensadores e substituição do sistema de proteção contra descargas atmosféricas

A área de manutenção da Sotécnica concretizou a instalação de um parque de baterias de condensadores no Hospital de São João, umas das mais importantes unidades hospitalares do país.

O parque de baterias de condensadores conta com uma potência total de 1.150kVar, distribuídos por cinco postos de transformação. Todo o estudo de dimensionamento de cada um dos equipamentos a instalar foi desenvolvido pela Sotécnica através de recolha de dados nos postos de transformação através de analisador de energia certificado, por um período que permitiu caracterizar o perfil de consumo da instalação.

Além da instalação do parque de baterias de condensadores, a Sotécnica substituiu o sistema de proteção contra descargas atmosféricas, de forma a assegurar o cumprimento das normas NP4426 – “Proteção de estruturas e de zonas abertas mediante para-raios com dispositivo ionizante não radioativos” e respetiva adenda de 2013. A dimensão e importância do complexo obrigam a implementação de um sistema de proteção contra os efeitos das descargas atmosfé-ricas, uma vez que estes efeitos colocam em risco não só as pessoas, mas também as instala-ções, com especial incidência nas instalações elétricas e eletrónicas.

Por fim, a Sotécnica procedeu ainda à identificação e recolha dos para-raios radioativos do edifício e sua entrega a organismo competente para posterior emissão de Certificado de Recolha pelo Instituto de Tecnologia Nuclear (ITN).